DOM LUCIANO, NOSSO BISPO


Desde fevereiro passado, quando nosso antigo Bispo, D. Werner Siebenbrock, assumiu a diocese de Governador Valadares (MG), nossa Diocese tem sido administrada pelo Pe. Costanzo Bruno em comunhão com o Colégio de Consultores, no aguardo da vinda de um novo Bispo.
Neste domingo, dia 22 de setembro, D. Luciano Bergamin toma posse oficialmente como Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, em cerimônia que tem início às 9h00, no Seminário Diocesano Paulo VI, seguida de Missa solene, às 10h00, celebrada no auditório do Instituto de Educação Santo Antônio (IESA) e presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Eusébio Scheid. Às 19h00, na Catedral Santo Antônio de Jacutinga, D. Luciano presidirá pela primeira vez a Eucaristia de sua nova Cátedra.
D. Luciano Bergamin nasceu na cidade italiana de Loira, Diocese de Treviso, no dia 04 de maio de 1944. Seus estudos preparatórios foram realizados no Seminário São Pio X, da Congregação dos Cônegos Regulares Lateranenses. No dia 02 de outubro de 1960, emitiu a profissão religiosa. Em Roma, cursou Filosofia, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, e Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, licenciando-se em ambas as áreas. Recebeu a ordenação sacerdotal em Castelfranco Vêneto, a 10 de abril de 1969.
Logo após sua ordenação, foi enviado ao Brasil, onde foi promotor vocacional e formador no Seminário Menor dos Cônegos Regulares Lateranenses, mestre de noviços e de professos, e Moderador de sua Congregação para o Brasil. Foi, ainda, pároco das Paróquias São Miguel Arcanjo, na Arquidiocese de Curitiba, e Nossa Senhora dos Remédios, na Diocese de Osasco. Lecionou Filosofia no Instituto Vicentino, em Curitiba, e Teologia no Instituto Pio X, em São Paulo.
No dia 15 de abril de 2000, o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo Auxiliar da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo (SP), recebendo a Ordenação Episcopal no dia 20 de maio do mesmo ano. Pouco mais de 2 anos após sua Ordenação Episcopal, D. Luciano foi nomeado Bispo, por João Paulo II, de nossa Diocese.
No mesmo dia de sua nomeação, D. Luciano enviou uma carta à Diocese de Nova Iguaçu, na qual saudou todo o povo e agradeceu a fidelidade dos bispos que o precederam nesta Diocese, afirmando sua intenção de viver profundamente a colegialidade com os Bispos da Província Eclesiástica do Rio de Janeiro e com todo o Regional Leste I, que compreende todas as Dioceses do Estado do Rio de Janeiro.
Nessa mesma carta, explica a escolha de seu lema episcopal, “O Senhor é minha luz e salvação”: “Nele deposito toda a confiança e a Ele quero seguir, procurando ser um bom pastor, como é o seu desejo e mandato”. Seguida a esta explicação, D. Luciano explicita a necessidade do apoio de todos a fim de que a verdade deste lema produza os seus frutos em nossa Diocese: “Mas, para isso, preciso da ajuda de vocês e de todas as pessoas de boa vontade. Nosso sonho é somar forças!”
O brasão de D. Luciano Bergamin é composto por um escudo, que tem no centro o rosto de Jesus Cristo, o Salvador da Humanidade, Padroeiro Principal da Congregação dos Cônegos Regulares Lateranenses. Acima do brasão está uma cruz, significando a missão evangelizadora de todo cristão, e o chapéu com cordões e as seis borlas de cada lado, sinal dos Bispos. Abaixo do brasão aparece seu lema, “Dominus lux et salus” (O Senhor é minha luz e salvação), extraído do salmo 26, expressando, como já dissera na carta citada acima, a total confiança em Jesus Cristo, que nasceu há dois mil anos atrás, mas continua sendo luz e salvação para todos.
A D. Luciano Bergamin acolhemos com todo amor e carinho, entregamos as nossas orações a Deus para que seu pastoreio na Diocese de Nova Iguaçu revele ainda mais o Reino de Deus em nosso meio, e afirmamos de todo o coração, respondendo à sua carta: “Conte conosco, D. Luciano, pois vosso sonho também é o nosso!”.
21/09/2002

Nenhum comentário: