ELIZABETH II - UMA LEMBRANÇA AFETIVA

Acabo de receber a notícia de que a Rainha Elizabeth II faleceu neste dia 08 de setembro de 2022. Para nós, brasileiros, esta notícia pode não significar muito, porém, sua importância nos 70 anos da história recente não o é apenas para o Reino Unido. Mas a razão desta postagem é porque, ao saber da morte de Elizabeth, uma lembrança afetiva da minha infância veio à tona. A Rainha Elizabeth II veio ao Brasil em novembro de 1968. À época, eu tinha 9 anos e estava na terceira série do então Curso Primário. Tive sempre excelentes professores, desde o primeiro ano até as universidades e faculdade. Eles e elas moldaram muito a minha vida, personalidade, gostos e cultura. As histórias que contavam, retratando suas vidas e a época em que vivíamos (toda minha educação escolar até a conclusão da primeira faculdade ocorreu durante o período da Ditadura Militar). Naquele ano, minha professora era a dona Dulce, senhora já idosa, extremamente competente. Agora a pouco, ao saber da morte da rainha, imediatamente fui levado à sala de aula da terceira série primária, no Grupo Escolar do Bairro da Previdência. Eu ouvia, encantado, o que dona Dulce falava. Estava ela na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, na Avenida da Consolação, no centro de São Paulo, a mais importante biblioteca do município, fazendo uma pesquisa (sim, naquela época fazia-se pesquisas nas bibliotecas, pois ainda não havia Google) quando ouviu um barulho de intensa movimentação. Dirigiu-se à janela e pode ver o desfile de carros que acompanhava o Rolls-Royce que levava a rainha pelas ruas centrais de São Paulo. Nós, alunos, queríamos detalhes, nas ela só viu a soberana inglesa à distância. Apenas isto! Uma lembrança afetiva de um momento da minha infância que quis compartilhar com os amigos!

Nenhum comentário: