COMO COMUNGAR



Normalmente, a comunhão durante a celebração eucarística é feita apenas na espécie do Corpo de Cristo (a hóstia consagrada). Muitas pessoas chegam a comungar todos os dias e, por mais estranho que possa parecer, não sabem bem como colocar-se diante do sacerdote, diácono ou ministro que estão distribuindo a hóstia. Estes, muitas vezes, não conseguem distinguir, pela ação do fiel, se ele deseja comungar diretamente na boca ou receber o Corpo de Cristo primeiramente em suas mãos para, ele próprio, o colocar em sua boca.
A fim de evitar situações embaraçosas e até mesmo cômicas num momento tão sagrado da celebração eucarística, julgamos por bem orientar de maneira simples aos fiéis, a fim de que essas situações sejam evitadas.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o fiel que vai comungar, ao aproximar-se do ministro deve esperar este dizer-lhe “O Corpo de Cristo”, respondendo em seguida “Amém!”, e, só então, comungar. Há pessoas que dizem “Amém!” antes mesmo de lhe ser apresentada a hóstia ou de o ministro dizer-lhe “O Corpo de Cristo”. O respeito a esta seqüência tem um sentido: quem vai comungar olha para aquele pequeno pedaço de pão ázimo e ouve o ministro dizer-lhe que aquele pequenino pão é “o Corpo de Cristo”. O “Amém!” dado como resposta significa dizer: “Eu acredito que este é verdadeiramente o Corpo de Cristo”.
Se o fiel desejar comungar diretamente na boca, deve-se aproximar do ministro com a mão direita debaixo da mão esquerda e ambas colocadas junto ao corpo, à altura do estômago, para, caso a hóstia caia de sua boca ou da mão do ministro, ser aparada antes de chegar ao chão. Com as mãos nessa posição, quem vai comungar responde “Amém!” ao lhe ser apresentado o Corpo de Cristo e abre a boca, colocando a ponta da língua para fora, para que o ministro coloque a hóstia na língua do fiel que engole-a e volta para o seu lugar.
Caso o fiel deseje receber primeiramente a hóstia na mão para comungar pelas próprias mãos, deve-se aproximar do ministro com a mão direita debaixo da mão esquerda e ambas estendidas na direção do ministro. O ministro, então, apresenta a hóstia na mão esquerda do comungante. Este retira a mão direita debaixo da mão esquerda, toma a hóstia com esta mão direita e a leva à boca, na frente do ministro, retirando-se, então, para o seu lugar.
Esta pequena e básica orientação com certeza dará maior dignidade à comunhão do Corpo de Cristo, evitando os embaraços tão comuns e desagradáveis acontecidos com tanta freqüência em nossas igrejas.

julho-agosto de 2002

Nenhum comentário: